Pular para conteúdo

7 Passos Para Montar o Seu Home Office

  • 23/01/2015 às 19:33:12

    O home office é uma tendência que veio para ficar, mas é preciso seguir algumas regrinhas de ouro para criar um ambiente propício ao trabalho em casa. Veja aqui como montar um espaço de trabalho em sua casa ou apartamento e que aspectos devem ser observados antes de tomar esta decisão tão importante para a sua carreira.

     

     

    Trabalho em casa e vida moderna

    Se você começou 2015 decidido a inaugurar aquele ambicioso projeto de trabalhar em casa, longe trânsito, das mazelas urbanas e com mais tempo para equilibrar a vida pessoal e profissional, vamos dar aqui uma mãozinha com dicas preciosas para a montagem do seu escritório em casa.

    Ter um negócio em casa pode ser, sim, um excelente caminho para uma vida mais equilibrada entre os afazeres do trabalho e os compromissos pessoais. Já pensou em empreender o seu próprio negócio sem os custos de uma sala comercial, IPTU, estacionamento, entre outros? Um escritório em casa pode ser a solução para uma rotina de trabalho mais sustentável. Com uma boa dose de disciplina e tomando algumas precauções, trazer a rotina de trabalho para casa pode ser o caminho para eliminar uma série de desgastes da vida moderna e realizar suas atividades profissionais com maior alegria e aumentar a produtividade.

    Tempo e qualidade de vida

    Saber evitar o desperdício de tempo é, certamente, um dos maiores desafios da sociedade moderna na busca da tão sonhada qualidade de vida. É claro que na luta para gerir o tempo, ou a falta dele, é necessário saber priorizar tarefas e distinguir o que é prioritário das atividades que podem ser realizadas depois. Porém, alguns aspectos que acarretam a correria da vida moderna extrapolam a nossa capacidade de disciplinar nossa rotina: a mobilidade urbana, cada vez mais crítica, a concentração de atividades de trabalho, a necessidade de uma agenda de aprimoramento profissional, e por aí vai.

    Mais qualidade de vida, menos preocupações com gastos e mais foco na produtividade são, sem dúvida, as vantagens mais evidentes proporcionadas àqueles que conseguiram realizar o projeto de trabalhar em casa de forma bem sucedida. A seguir, veja algumas dicas para implementar o seu projeto de home office com sucesso:

     

    1 – Tenha compromisso com os horários de trabalho

    É importante delimitar o início e fim das atividades de trabalho. Impor esses limites é essencial para não permitir que o trabalho interfira na vida em família e vice-versa.

    2 – Mantenha a disciplina e cuidado com a informalidade

    Evite visitar a geladeira a cada 30 minutos, comece suas atividades depois de um bom banho, de vestir-se adequadamente e de tomar aquele café da manhã energizante. Mantenha uma linha telefônica específica para os assuntos profissionais e procure ser absolutamente fiel a sua agenda de trabalho.

    3 – Defina bem o espaço de trabalho

    O seu espaço de trabalho deve ser, dentro do possível, bem delimitado em relação à área de convívio familiar. O ideal é que seja um gabinete reservado e percebido como um espaço diferenciado da casa. Nele devem constar, tão somente, objetos, equipamentos e móveis relativos ao seu trabalho. Evite levar aquele prato de torradas para sua mesa, assim como deixar um documento em cima da cama.

    4 – A tecnologia a seu favor

    Tenha um bom computador e invista em tecnologia para encurtar distâncias e organizar suas atividades. Eleja softwares aderentes ao seu negócio, aplicativos para conferências online, agendas digitais, gerenciadores de e-mails, etc. É importante, também, garantir um alto nível de comunicação com stakeholders e clientes. Assim, independente de realizar suas atividades em casa, vai poder estar acessível e pronto para abraçar novos projetos, sempre.

    5 – Móveis e ambientação

    A escolha dos móveis é de suma importância para sua nova rotina de trabalho. Questões relacionadas a ergonomia e até mesmo a ambientação estética do seu espaço de trabalho são de suma importância para o seu bem-estar. Mas é importante planejar antes de investir no mobiliário. Avaliar com antecedência tudo o que será necessário para facilitar a execução de suas atividades: gaveteiros, mesas, nichos, instantes. O objetivo é garantir a correta ergonomia, fácil acesso a documentos e objetos, de forma prática e organizada. Não esqueça de equilibrar o ambiente com cores tranquilizadoras e uma iluminação adequada.

    Perspectiva do gabinete no San Gennaro, na Generalíssimo com a Mundurucus. O San Gennaro tem entrega prevista para o primeiro semestre de 2015.

    6 – Mantenha o foco

    Sem nenhum chefe para controlar sua rotina é fácil perder umas horinhas nas redes sociais. Se você tem dificuldades para mudar alguns hábitos de navegação, existem aplicativos que bloqueiam o acesso a sites de sua escolha durante determinados períodos do dia, como o LeechBlock e o Cold Turkey. Procure manter o foco na rotina e habitue-se a acessar suas redes sociais em momentos definidos do dia.

    7 – Converse com a família

    É muito importante estabelecer acordos com os membros da família, reforçar que sua disponibilidade para assuntos domésticos só ocorrerá após os horários definidos para o trabalho. É claro que em uma necessidade muito especial é possível quebrar a regra, mas estas devem ser exceções. Explique sua rotina à família, pois você estará em casa, mas isto não mudará o fato de que está envolvido com atividades de trabalho.

    Pronto, agora é só desenvolver um bom plano de negócios, cuidar da criação da sua firma e se preparar para dar toda a atenção do mundo a seus clientes e futuros parceiros comerciais. Sucesso!

     

     

    Conteúdos Digitais. Pinheiro Sereni Engenharia

    Fale com a gente: marketing@pinheirosereni.com.br

    (91) 3131-9818 / 3131-9800

     

     


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas ultricies, risus ac vestibulum adipiscing, eros mi pretium quam, fermentum gravida purus odio ut lectus. Nulla facilisi. Maecenas risus tellus, dapibus et lobortis quis, tempor id mauris. Praesent in feugiat mi. Pellentesque euismod pulvinar diam, nec auctor nulla condimentum in. Phasellus a condimentum tortor. Vivamus metus purus, adipiscing ac eleifend in, vulputate quis lorem. Fusce id diam et nibh convallis rutrum. Integer eu metus vel odio aliquam rutrum. Pellentesque euismod pulvinar diam, nec auctor nulla condimentum in.