Pular para conteúdo

Como fazer uma hortinha vertical no seu apartamento.

  • 05/08/2014 às 11:54:16

    Já pensou em cultivar vegetais orgânicos dentro do seu próprio apartamento e, de cara, ainda economizar na feira? Isso mesmo! Cultivar ervas e hortaliças, além de ser um divertido passatempo, vai fazer o maior sucesso nos encontros gourmets com os amigos.

    Para começar a sua própria horta vertical é só seguir algumas regrinhas básicas e deixar o resto com a mãe natureza. Você vai precisar apenas de um espaço com boa ventilação e iluminação adequada (de, no mínimo 04 horas por dia), preferencialmente com o sol da manhã. Havendo estas duas condições, você já estará a meio caminho de sua primeira horta!

    Vasos:
    Quando escolher os vasos lembre-se de garantir uma boa drenagem colocando no fundo pedaços de telhas, tijolos ou brita. Em seguida, coloque uma pequena camada de areia para, por fim, introduzir a terra.

    Terra:
    Para garantir uma horta orgânica, a terra deve ter cinco partes de composto orgânico (que pode ser húmus de minhoca), uma parte de esterco e uma parte de areia.
     

    Plantio:
    Faça a semeadura ou transplante as mudas. Ao irrigar, cuidado para não encharcar demais a terra. Uma boa dica é, após os vegetais brotarem, cobrir a terra com pedrinhas brancas ou coloridas, para facilitar a drenagem e conferir um efeito estético bastante interessante na horta.

    O que plantar?
    As melhores ervas e hortaliças certamente são as mais úteis para cozinha e mais resistentes ao nosso clima, como: alecrim, manjericão, hortelã, orégano, tomilho, pimenta, salsão e sálvia. Eles precisam ser regados todos os dias, sempre no início da manhã ou no final da tarde, em horários mais amenos. A quantidade de água tem que ser medida conforme o tamanho dos vasos.

    Conheça um pouco mais as ervas e hortaliças que mais combinam com o paladar da sua família:

    • Manjericão roxo: é ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.
    • Alecrim:  ideal para temperar carnes, especialmente peixe e frango.
    • Salsão: usada em sopas, saladas, omeletes e sanduíches.
    • Hortelã: apreciada pela culinária árabe, vai bem em assados e grelhados e pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.
    • Orégano: conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.
    • Pimenta: vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante vai bem em molhos, conservas e temperos.
    • Sálvia: usada principalmente para a decoração de pratos e para temperar carnes mais gordurosas, como carne de caça.
    • Tomilho: usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.

    É isso! Agora você está pronto para trazer mais aroma, sabor e um clima verde extremamente simpático para dentro do seu apartamento. E então, está esperando o que? Mãos a obra! Quer dizer, mãos na terra, para aproveitar os benefícios de sua própria horta orgânica, sem mistérios.

    Veja algumas ideias supercriativas para a composição de hortas verticais: