Pular para conteúdo

Tendências de Cores na decoração, em 2014.

  • 14/07/2014 às 11:56:18

    Desta vez, vamos entrar no universo das cores com as tendências que influenciarão a decoração de ambientes, em 2014. E quando o assunto é cor, vale lembrar que através de seus matizes é possível produzir os melhores efeitos sobre o ambiente e o humor das pessoas que neles habitam, ora tranquilizando, ora energizando ou, até mesmo, inspirando a criatividade. As cores exercem forte influência sobre nosso estado de espírito, por isso avalie as tendências, mas não deixe de usar o bom senso, considerando os aspectos subjetivos na relação que você pretende estabelecer com os espaços em que vive, observando suas influências e efeitos, pois isso tende a ser muito pessoal. Já quanto a harmonização das cores, para a arquiteta Verena Brasil, devemos atentar para a importância de utilizar pisos e móveis neutros, para que se possa fazer experimentações bem sucedidas, sem corrermos o risco de carregar o ambiente, ou até mesmo torná-lo visualmente cansativo. Verena destaca também, para 2014, os tons de tangerina, eletric blue, o amarelo, tons de verde e o orquídea radiante, mas reforça que o cinza continua em alta, podendo ser usado abundantemente em tons claros e cautelosamente nos tons mais fechados. E por ser neutra, serve de base para compor com uma grande variedade de cores. 

    Veja abaixo as cores que influenciarão a decoração em 2014 e prepare-se para colorir ainda mais a vida.

    Tangerina
    A cor tangerina, eleita pelo Comitê Brasileiro de Cores como o tom da decoração para 2014 destaca-se por iluminar e alegrar o ambiente. Harmoniza com marrom, azul noturno e vermelho chinês.  Por ser uma cor vibrante, aconselha-se que seja usada de forma localizada, por exemplo, em uma parede, ou detalhe do ambiente.


     

    Eletric Blue
    O Eletric Blue (azul elétrico) é uma cor perto de ciano, porém com mais brilho - uma representação da cor do raio, uma faísca elétrica com sinais de argônio, que é liberado após o ar ser ionizado,  durante descargas elétricas. É uma cor cheia de vida e ótima para ressaltar elementos no ambiente, podendo ser usada nos móveis, acessórios e paredes.


     

    Amarelo
    O amarelo é uma cor quente, alegre e iluminada. É muito versátil, pois oferece múltiplas possibilidades de combinação e confere aos ambientes um charme todo especial atribuindo, aos mesmos, muita personalidade. O amarelo escuro se sai muito bem na companhia de tons neutros, como o bege e o cinza escuro, mas para efeitos mais modernos fica muito bem com tons de verde e o azul claro.


     

    Tons de verde
    O verde é uma cor relaxante, mas também confere aos ambientes um toque de sofisticação. Seus matizes são ótimos para decorar quartos e salas de estar. Eles transmitem paz, calma e conforto e podem ser usados tanto em acessórios de decoração e paredes como em móveis.


     

    Orquídea Radiante
    Eleita a cor do ano pela Pantone (empresa considerada autoridade no assunto, por portar o maior sistema de cores do mundo), a cor é uma mistura de roxo, rosa e fúcsia sendo capaz de despertar a imaginação e criatividade, além de transmitir alegria e amor.