Palácio Antônio Lemos

O Palácio Antônio Lemos (inicialmente chamado “Palacete Azul” e “Casa no Largo do Palácio”), é uma edificação pública, que funciona museu e a prefeitura municipal, construído em 1860 por José da Gama Abreu, no âmbito do ciclo da borracha.

Inicialmente era chamado de Palacete Azul, devido à cor da fachada, sendo renomeado na década de 50 em homenagem a Antônio Lemosintendente da capital no período 1897-1911, responsável pelo processo de urbanização e modernização da cidade.

Iniciada em 2020, a obra de restauro do Palácio Antônio Lemos, tinha como objetivo recuperar os elementos internos e externos que se encontravam em péssimo estado de conservação, tendo em vista que a edificação não passava por restauro desde 1994. Vale ressaltar que, antes do início dos procedimentos de restauro, foram realizados levantamentos e estudos com o objetivo de mapear os danos existentes no palácio, de maneira a propor as recomendações técnicas adequadas para a restauração do bem. Além disso, por se tratar de um prédio antigo, foi necessário realizar avaliação e recuperação da estrutura, com a retirada do assoalho de madeira para fazer os nivelamentos dos pisos desnivelados e reforço estrutural no barroteamento de apoio.

Com variedade de materiais, cada um recebeu o tratamento adequado, respeitando teoria e tecnologia do restauro.

Tivemos descobertas durante a execução do restauro e na parte da arqueologia, encontramos as primeiras cores pintada de cada salão e pigmentações em douramento nos ornamentos que estavam cobertos de camadas de tintas devido algumas intervenções feitas nos salões.

Além de manter a originalidade do prédio, tivemos algumas adequações modernas inseridas, para manter a segurança e a preservação do prédio para as próximas gerações.

Podemos citar além dos alarmes de intrusão, os detectores de incêndio, sistema CFTV interno, sensores de incêndio com sirene e toda rede de combate de incêndio refeita, parte de sonorização e os equipamentos de áudio-guias no qual teremos três idiomas para receber os turistas.

A restauração inclui também nas adaptações dos ambientes em sistema de refrigeração, um sistema moderno e econômico VRF – é um modelo de sistema de refrigeração para grandes espaços, distribuindo maquinário específico à refrigeração em diversos cômodos do ambiente, sendo que cada condensadora pode atender de 6 a 18 máquinas de uma só vez.

Prédio foi todo estruturado e adaptado para atender a acessibilidade e mobilidade das pessoas com deficiências (PcDs) , através de rampas, corrimões, elevadores e produção de áudio para pessoas com deficiência visual como técnica da audiodescrição)

GALERIA